Extensivo Medicina

Carga Horária: 195 H Aprox.

Número de Vagas 50

Pra quem esse curso é indicado

O curso Extensivo Medicina vai direto ao ponto! Aqui você vai aprender Física com aulas super objetivas. Perfeito para vestibulandos de medicina, ele também ajuda a garantir aprovação para todos os outros cursos.

Clique para ver o Vídeo - Para quem o Curso é IndicadoÍcone de Play

Conteúdo do Curso

Poderá ocorrer alteração na sequencia dos módulos no decorrer do curso conforme a necessidade, de maneira que os alunos não tenham prejuízo na qualidade de ensino.

Aula 1

UNIDADES, S.I.U. ANÁLISE VETORIAL

4H

Em física e química, Modelo atômico é todo modelo científico que se usa para explicar os átomos e seus comportamentos. Embora os modelos atômicos aceitos atualmente sejam bastante complexos, o modelo de Rutherford é muito utilizado por ser visualmente simples e prático ao explicar alguns fenômenos da natureza. Atualmente, é o modelo da mecânica quântica ou da mecânica ondulatória ou modelo orbital ou da nuvem eletrônica aceito para definir a estrutura atômica.

Aula 2

CONCEITOS BÁSICOS

5H

Discutiremos as bases para a cinemática. Veremos o conceito de referencial, trajetória, posição, distância, deslocamento, velocidade média e, em especial, aceleração e suas componentes tangencial e centrípeta.

Aula 3

MRU

5H

O movimento retilíneo uniforme (MRU) é caracterizado pela uniformidade de espaços em intervalos de tempo iguais, o que implica uma velocidade constante (sem aceleração). Ocorre ao longo de uma linha reta, como no caso de um veículo que trafega por uma pista retilínea.

Aula 4

MRUV

6H

Movimento uniformemente variado é o movimento no qual o módulo da velocidade varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração escalar constante e diferente de zero.

Aula 5

MQL, LANÇAMENTO HORIZONTAL E OBLÍQUO

6H

Nessa aula você vai aprender sobre os movimentos na vertical. Veremos a queda livre de um corpo bem como o lançamento vertical para cima. Veremos também o lançamento horizontal e o movimento oblíquo. Esses movimentos são parabólicos e são caracterizados por ocorrer dois movimentos simultâneos em direções perpendiculares, mais especificamente um deles um movimento uniforme na horizontal e na vertical um movimento uniformemente variado.

Aula 6

MCU

6H

O movimento circular uniforme (MCU) consiste num tipo de movimento de trajetória circular em que o módulo da velocidade é constante, variando apenas a direção e o sentido do vetor velocidade.

Aula 7

FORÇA E MOVIMENTO

6H

Nessa aula veremos a concepção de força e movimento. Veremos as concepções aristotélicas e newtonianas sobre força e movimento.Também será as Leis de Newton: inércia, princípio fundamental da dinâmica e ação e reação. Veremos alguns tipos de forças fundamentais para a análise de um problema de dinâmica. Estudaremos a força peso, força normal, força tensora e força elástica.

Aula 8

SISTEMA DE MASSAS

5H

Veremos nessa aula a força de atrito entre superfícies sólidas. A força de atrito é sempre paralela às superfícies em interação e contrária ao movimento relativo entre eles. Apesar de sempre paralelo às superfícies em interação, o atrito entre estas superfícies depende da força normal, a componente vertical da força de contato; quanto maior for a Força Normal maior será o atrito. Também veremos nessa aula as aplicações das leis de Newton. Estudaremos o sistema de massas em que vários corpos movimentam-se juntos. Depois veremos o plano inclinado e por último a força centrípeta.

Aula 9

APLICAÇÃO DAS LEIS, TRABALHO E POTÊNCIA

6H

O trabalho é um número real, que pode ser positivo ou negativo. Quando a força atua no sentido do deslocamento, o trabalho é positivo, isto é, existe energia sendo acrescentada ao corpo ou sistema. O contrário também é verdadeiro, uma força no sentido oposto ao deslocamento retira energia do corpo ou sistema. Veremos também a potência que é a rapidez da realização de trabalho.

Aula 10

ENERGIA MECÂNICA

5H

Energia mecânica é, resumidamente, a capacidade de um corpo produzir trabalho. Também podemos interpretá-la como a energia que pode ser transferida por meio de uma força. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia cinética, relacionada ao movimento de um corpo, com a energia potencial, relacionada ao armazenamento podendo ser gravitacional ou elástica.

Aula 11

IMPULSO E QUANTIDADE DO MOVIMENTO

6H

Você verá nessa aula o impulso e a quantidade de movimento. Impulso é a grandeza física que mede a variação da quantidade de movimento de um objeto.

Aula 12

GRAVITAÇÃO ESTÁTICA

6H

Veremos nessa aula as leis de Kepler e a lei da gravitação universal. A gravitação universal é uma força fundamental de atração que age entre todos os objetos por causa de suas massas, isto é, a quantidade de matéria de que são constituídos. A estática é a parte da física que estuda sistemas sob a ação de forças que se equilibram. De acordo com a segunda lei de Newton, a aceleração destes sistemas é nula e o torque resultante também é nulo.

Aula 13

HIDROSTÁTICA

6H

Nessa aula você aprenderá os fundamentos para a hidrostática como densidade e pressão. Será visto também a lei de Stevin em que analisaremos a pressão exercida por um líquido. Veremos a lei de Pascal (prensa hidráulica) e também a lei de Arquimedes que você aprenderá sobre a força de empuxo e corpos flutuantes.

Aula 14

INTRODUÇÃO A TERMOLOGIA / ESCALAS TÉRMICAS DILATAÇÃO EM SÓLIDOS

5H

Essa aula introduz a termologia. Veremos os conceitos básicos de temperatura, energia interna e calor. Você aprenderá também as escalas termométricas: Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Também veremos a dilatação térmica dos sólidos e líquidos. Na termodinâmica, dilatação térmica é o nome que se dá ao aumento do volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura, o que causa o aumento no grau de agitação de suas moléculas e consequentemente aumento na distância média entre as mesmas.

Aula 15

DILATAÇÃO EM LÍQUIDOS E TRANSMISSÃO DE CALOR

6H

Você verá nesta aula as maneiras de ocorrer a transmissão de calor. Será visto a condução, a convecção e a irradiação.

Aula 16

CALOR SENSÍVEL | MUDANÇA DE FASE E CALOR LATENTE

6H

Você verá nesta aula a quantidade de calor sensível. O Calor sensível provoca apenas a variação da temperatura do corpo. A quantidade de calor sensível (Q) que um corpo de massa (m) recebe é diretamente proporcional à sua variação de temperatura. Também verá nesta aula a quantidade de calor latente. O Calor latente provoca a mudança de fase ou estado físico. É a quantidade de calor que a substância troca por grama de massa durante a mudança de estado físico.

Aula 17

ESTUDO DOS GASES 1A TERMODINÂMICA / TERMODINÂMICA 2A LEI

3H

Nessa aula definiremos um gás ideal e conceituaremos as variáveis de estado: pressão, volume e temperatura do gás. Faremos também a relação entre as variáveis de estado com a lei geral dos gases ideais e também com a equação de estado. A primeira lei da termodinâmica é na verdade uma versão do princípio da conservação de energia aplicada aos gases. Será visto como ocorre as trocas de calor e trabalho entre o meio externo e o sistema (gás). Veremos as transformações especiais como a isotérmica, isobárica, isocórica e adiabática. Na segunda lei da termodinâmica em que discutiremos a impossibilidade de uma máquina térmica funcionando em ciclos transformar todo o calor da fonte quente em trabalho. Falaremos da entropia e também do ciclo de Carnot.

Aula 18

INTRODUÇÃO À OPTICA E ESPELHO PLANO

5H

Na introdução da óptica geométrica veremos a noção de raios de luz, cores de um corpo e os princípios fundamentais que regem o comportamento dos raios de luz e de construções geométricas das imagens. No estudo dos espelho planos veremos as leis da reflexão e com elas construiremos as imagens de um ponto e de um corpo extenso. Analisaremos o movimento de um objeto em relação a um espelho, bem como o movimento de um espelho em relação a um objeto.

Aula 19

ESPELHOS ESFÉRICOS

6H

Para estudar os espelhos esféricos iniciaremos com o estudo dos elementos do espelho e depois com a reflexão dos raios de luz. Com esses conceitos construiremos as imagens em espelhos côncavos e convexos.

Aula 20

REFRAÇÃO DA LUZ

5H

A refração é um fenômeno que ocorre quando a luz muda de velocidade. Isso ocorre geralmente quando ela passa de um meio para o outro. Você verá nessa aula a lei da refração (Snell-Descartes) e as aplicações em miragens e da reflexão interna total em uma fibra óptica.

Aula 21

LENTES ESFÉRICAS E OLHO HUMANO

5H

Lentes esféricas são corpos refringentes delimitados por superfícies curvas. Por meio de lentes é possível a obtenção de imagens ampliadas ou reduzidas. Você aprenderá sobre lentes convergentes e divergentes.

Aula 22

INTRODUÇÃO À ONDULATÓRIA

5H

Nessa aula introdutória às ondas nós conceituamos ondas mecânicas e eletromagnéticas, transversais e longitudinais bem como os elementos de uma onda. Também deduzimos a equação fundamental da ondulatória e analisamos o espectro eletromagnético.

Aula 23

FENÔMENOS ONDULATÓRIOS

5H

Você aprenderá nessa aula os fenômenos ondulatórios: reflexão, refração, difração, polarização e interferência.

Aula 24

ACÚSTICA E MHS

6H

A acústica é o ramo da Física associado ao estudo do som. O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria. Na segunda parte da aula veremos as cordas vibrantes e os tubos sonoros. O movimento harmônico simples (MHS) é o movimento oscilatório ocorrido quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e opostas ao deslocamento. É explicável por um modelo matemático para alguns movimentos vibratórios observáveis em alguns fenômenos (sistema massa-mola, pêndulo ou vibração molecular).

Aula 25

ELETRIZAÇÃO E LEI DE COULOMB

5H

Processos de eletrização é um processo Eletrostático de acrescentar ou retirar elétrons de um corpo neutro para que passe a estar eletrizado.Quando um corpo eletrizado estiver com número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro,denomina-se eletrização. Existem vários processos para eletrizar um corpo, dentre os principais são: Eletrização por contato, Eletrização por atrito e Eletrização por indução. A Lei de Coulomb é uma lei da física que descreve a interação eletrostática entre partículas eletricamente carregadas. Foi formulada e publicada pela primeira vez em 1783 pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb e foi essencial para o desenvolvimento do estudo da Eletricidade.

Aula 26

CAMPO ELÉTRICO

5H

Um campo elétrico é a região criada por cargas elétrica que indica a possibilidade de ter força elétrica. Uma segunda carga elétricas colocada num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.

Aula 27

POTENCIAL E ENERGIA POTENCIAL | TRABALHO NO C.E.U. | CAPACITORES

6H

Conceituaremos potencial, energia potencial e trabalho da força elétrica. Você aprenderá a relação entre essas grandezas escalares e seu significados.

Aula 28

Segunda Lei Termodinâmica

5H

Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Veremos nessa aula a lei de Ohm e também o conceito de resistividade de um material.

Aula 29

POTÊNCIA ELÉTRICA E ENERGIA ELÉTRICA

5H

Em sistemas elétricos, a potência instantânea desenvolvida por um dispositivo de dois terminais é o produto da diferença de potencial entre os terminais e a corrente que passa através do dispositivo. Nessa aula você aprenderá a calcular o consumo de energia elétrica de um equipamento e o consumo mensal de uma residência.

Aula 30

ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES SÉRIE, PARALELO E MISTA E CURTO-CIRCUITO

5H

Na aula de associação de resistores aprendermos como associar resistores em série, paralelo e misto. Após essa aula você estará apto a resolver circuitos simples.

Aula 31

FUSÍVEL / APARELHOS DE MEDIDA / GERADOR ELÉTRICO / RECEPTOR ELÉTRICO

5H

Nessa aula veremos os aparelhos de medida de tensão (voltímetro), de corrente (amperímetro e galvanômetro) e dispositivos de segurança como o fusível e o disjuntor. Gerador é um dispositivo utilizado para a conversão da energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica. Você aprenderá sobre a resistência interna e também sobre a tensão útil nos terminais do gerador. Um receptor é um dispositivo que transforma energia elétrica em outro tipo como por exemplo energia mecânica (motor).

Aula 32

MAGNETISMO / CAMPOS CRIADOS POR CORRENTES

5H

Em física e demais ciências naturais, magnetismo é a denominação associada ao fenômeno ou conjunto de fenômenos relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais - particularmente intensas aos sentidos nos materiais ditos ímãs ou nos materiais ditos ferromagnéticos. Você aprenderá nessa aula os princípios do magnetismo bem como a idéia de campo magnético ao redor de um ímã. Todas as cargas em movimento produzem campos magnéticos. Veremos o campo magnético gerado pela corrente elétrica ao redor de um fio reto, de uma espira circular e de um solenoide. Você aprenderá a regra da mão direita para descobrir o sentido do campo magnético.

Aula 33

FORÇA MAGNÉTICA

4H

A força produzida pelo campo magnético sobre um fio com corrente é o resultado das forças que atuam sobre cada uma das cargas de condução, devido ao seu movimento. Nessa aula você será capaz de identificar o sentido da força magnética (regra do tapa) sobre cargas lançadas ou fios imersos em campos magnéticos.

Aula 34

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA

5H

A indução eletromagnética é o fenômeno que origina a produção de uma força eletromotriz (f.e.m. ou tensão) num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável. É assim que, quando o dito corpo é um condutor, produz-se uma corrente induzida. Heinrich Lenz comprovou que a corrente devida à f.e.m. induzida se opõe à mudança de fluxo magnético, de tal forma que a corrente tende a manter o fluxo.

Aula 35

RADIOATIVIDADE E FISSÃO | FUSÃO NUCLEAR

5H

Essa aula de Física nuclear está dividida em duas partes. A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. Na segunda parte você aprenderá sobre as reações nucleares de fusão e fissão, bem como suas aplicações no cotidiano.

Aula 36

INTRODUÇÃO À FÍSICA QUÂNTICA | EFEITO FOTOELÉTRICO | ÁTOMO DE BOHR

5H

Veremos uma introdução da Física quântica. O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética (como a luz) de frequência suficientemente alta, que depende do material. Veremos o caráter corpuscular e também a equação de Einstein para a energia cinética máxima dos elétrons emitidos.

Aprovação nas maiores faculdades

Confira o que os alunos que enfrentaram

a física de frente tem a dizer para você

Play

Elisa Friggi

Play

Erica Macedo

Play

Jéssica Alves

Play

Matheus de Farias

Play

Jean Flávio

Play

Kelvin Rodrigues

Dúvidas Frequentes

Confira abaixo as dúvidas frequentes

Fiz o pagamento, e agora?

Para pagamento com cartão de crédito o prazo é de até 24 horas para processar e liberar seu acesso. Já para boleto bancário o prazo passa a ser de até 4 dias úteis para processar e liberar seu acesso.

Quais as formas de pagamento?

As duas formas aceitas são por Boleto Bancário ou Cartão de Crédito, vale lembar que o boleto bancário pode ser pago EM QUALQUER AGÊNCIA BANCÁRIA ou CASA LOTÉRICA.

Fiz o pagamento, e agora?

Sim, mas apenas nas compras realizadas por cartão de crédito. No boleto bancário não é possível parcelar.

Política de Cancelamento

Ao assinar o Física Fábris você tem até 7 dias corridos para pedir o cancelamento.

Uma experiência completa de aprendizado para você realizar o seu sonho!

Plano 2

  • Acesso a todos os cursos da plataforma
  • Ambiente responsivo em dispositivos móveis
  • Monitoria Ilimitada
  • Lista de Favoritos
  • Navegação por Assuntos
  • Gráficos por desempenho
  • Flash Cards
  • Tempo de acesso de 12 meses

12x

R$ 24,99

ou à vista por R$ 299,90

Matricule-se
Sua melhor opção

Plano 1

  • Acesso a todos os cursos da plataforma
  • Ambiente responsivo em dispositivos móveis
  • Monitoria Ilimitada
  • Lista de Favoritos
  • Navegação por Assuntos
  • Gráficos por desempenho
  • Flash Cards
  • Tempo de acesso de 24 meses

12x

R$ 39,16

ou à vista por R$ 469,90

Matricule-se

Plano 3

  • Acesso a todos os cursos da plataforma
  • Ambiente responsivo em dispositivos móveis
  • Monitoria Ilimitada
  • Lista de Favoritos
  • Navegação por Assuntos
  • Gráficos por desempenho
  • Flash Cards
  • Tempo de acesso de 3 meses

3x

R$ 39,96

ou à vista por R$ 119,90

Matricule-se

Sua melhor opção

PLANO 1

12x R$ 24,99

R$ 469,90 À VISTA

Comprando agora
Melhor custo Benefício